Blog do Infanzia

NEUROPSICOPEDAGOGIA

A Neuropsicopedagogia tem por base a psicologia, pedagogia, neurociência e outras ciências que tenham enfoque nos processos cerebrais envolvidos na aquisição da aprendizagem, nos bloqueios, nas disfunções, no mapeamento das funções cerebrais, que precisam de desenvolvimento, bem como na neuroquímica e emoções envolvidas no processo de aprendizagem e trabalha nas dificuldades de aprendizagens, estratégias, considerando as peculiaridades da criança bem como sua idade cronológica, mental e déficits ocasionados por questões cognitivas. Complementa e potencializa os saberes através de estimulações concretas relacionando o cérebro, comportamento e aprendizagem efetivando seu conhecimento.

Neste contexto, o Neuropsicopedagogo incumbe-se de uma função relevante no desenvolvimento e elucidação na questão da dificuldade do aprendizado na etapa da alfabetização, promovendo o desenvolvimento de estruturas e funções cerebrais para que um sujeito aprenda e tenha vida normal.

É importante ressaltar que o Neuropsicopedagogo pode identificar distúrbios e até mesmo deficiências cognitivas de maneira que possa tratar e inserir o paciente de volta ao ambiente de aprendizagem.

Mais importante ainda é a contribuição desse profissional no processo de inclusão dos alunos que possuem algum tipo de deficiência, apontando possibilidades de intervenção e auxiliando os educadores a se posicionar diante de cada caso individualmente.

Por fim, a Neuropsicopedagogia é responsável por estudar a relação entre o sistema nervoso e a aprendizagem humana, que vai além da psicopedagogia que foca apenas no entendimento do processo.